sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como é o sono do meu pequeno

Depois de quase 3 dias tentando escrever este post, finalmente ele sai. #oremos

Quando Francisco nasceu, igual todo recém nascido, só dormia. Algumas pessoas me falavam para dar de mamar de 3 em 3 horas, outras que deixasse, quando ele quisesse ele pedia. A verdade é que não tinha muita coragem de deixar não, mas ele nunca passava das 3 horas dormindo.

Ainda na Maternidade, quando só sabia dormir (bons tempos. Hehe)

De madrugada ele acordava a cada 2 ou  3 horas, mamava e ficava mais 1 hora acordadão. E eu, sem saber o que fazer, ficava com ele no colo até dormir de novo. A minha sorte era que ele sempre mamou muito rápido, Francisco nunca ficou mais que 10, quando muito 20 minutos no seio, ele suga muito e como meu leite jorra, não tem muito esforço, ou seja, fica saciado logo (com a graça de deus).

Com 1 semana de vida

Eu não tinha a mínima rotina, ainda mais amamentando em livre demanda, sempre deixei que ele fizesse seus horários. Daí com quase 1 mês, Francisco continuava nessa vida loka sem rotina e a mamãe aqui decidiu que deveria ajudá-lo a dormir, o que fiz:
- Criei uma rotina noturna, que basicamente é banho quentinho com chá de camomila/erva cidreira na água, mamar e capotar ouvindo o secador de cabelos (pra não acabar com nossa conta de luz, baixamos o barulho da internet e colocamos no mp3).

#Pausa
Gente, esse negócio do secador de cabelos parece coisa de louco mas é batata pra ele dormir! Pra quem não sabe o que é, chama-se white noise - você entender mais aqui - e é ótimo pra ajudá-lo a dormir e para continuar esse sono, ele isola os ruídos externos e reproduz o barulho do útero, vale a pena!
#despausa

Gente, isso dá 99% de sucesso e é uma benção na vida da mamãe aqui. Agora ele já sabe que depois do banho noturno é para dormir;

O amarelo da água é chá de camomila viu? Meu filho é um lord e não faz xixi na banheira! Só outras coisas. ¬¬

- Tentei colocá-lo para sonecas com mais afinco durante o dia (antes ele não dormia nem a pau), coloco uma musiquinha relaxante (geralmente Bob Marley for Babies ou Mozart for babies), as vezes dou um banho de balde e o deito na cama, onde ele mama e capota. Isso dá uns 70% de sucesso (as vezes ele encrenca e não dorme de jeito nenhum).
Agora com 2 meses ele vai dormir no máximo as 20 da noite (ele fica chato de doer se passa desse horário, alias, até antes, lá pras 18:30 ele já tá chatinho, mas tentamos segurar pra não dormir tão cedo), faço o esquema da rotina noturna e ele capota umas 20 e vai até umas 2 da madrugada, as vezes até as 4 (de 6 a 8 horas seguida! #todoscomemora), daí mama, troca a fralda e capota de novo, mas acorda de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas até realmente levantar, que geralmente é umas 8, 8:30 da manhã.
De dia, quando temos dias bons, ele dá umas 3 sonecas de 1 hora, nos dias ruins, geralmente é uma soneca de 40 minutos ¬¬.
Ultimamente ele está um amor, parece que foi só fazer 2 meses que tomou vergonha na cara virou mocinho, está dormindo bem, se comunica melhor conosco e já sabemos o que precisa, pra assim ser atendido logo e ficar bem logo, só falta o menino parar de ser antissocial e querer sair de casa, aí vai ficar perfeito! Rsrs...
Bom, espero realmente que só melhore, a rotina do pequeno está ótima e dá pra descansar bastante, mas ainda queria que ele dormisse a noite inteira sem interrupções (que mãe não quer né?)

Soninho mais delicinha do meu pequeno. =D

4 comentários:

Pri disse...

Amei!! Adorei as dicas da rotina tb! : )
Bjs

Felicidade disse...

Poxa vou tentar colocar o chá na agua de Alice pra ver se ela dorme assim tmb.. rs qual a quantidade??Eu não consigo uma fzr uma rotina.. =/ isso ta me tirando o sono pq as vezes ela quer mamar toda hora e mama coisa de 5 minutos só .. antes mamava 10.. =/ oh ceus..
rs
Adorei a sua rotina vou seguir a dica do cha na agua espero que der certo aqui .. acho que não vou dar banho nela a noite pq aqui faz muitoooooooo frioo, é uma pena pq meu sonho era que ela dormisse a noite toda tmb..kkkkkkk
beeeeijoos

Carol Liôa disse...

goste da ideia do secador! ñ do aparelho e sim d usar no computador rsrsr eu ja tinha ouvido falar sobre isso! aqui ela ñ da muito trab p dormir... sabe aqueles milhares d planos q fiz antes, musiquinha, luz baixa, carinho, cheirinho... nem precisou... aff.... se eu ñ tivesse feito iria precisar, as coisas são assim né rsrsr bjs

Cris disse...

Legal isso do chá de camomila, outra hora vou testar por aqui! O Gui agora tá bem, graças a Deus! Essa noite dormiu inteirinha e eu por tabela acordei mais disposta. Consegui terminar o relato hoje!
Beijo querida!!