domingo, 23 de outubro de 2011

5 meses - O que estamos fazendo e usando

Amamentação: Continua de vento e popa! A noite fica numa média de 2 a 3 horas por mamada, de dia é sem horário fixo, reclamou? Tome peito!

Mamadeira: Quando preciso sair deixo meu leite congelado e usamos a mamadeira da MAM - first bottle de 260ml e fluxo lento. Francisco não tem muita frescura não, sempre tomou na mamadeira na boa.

Chupeta: Usa uma da NUK, de 0 a 6 meses, ortodôntica. Ele não usa o tempo todo não, geralmente é só pra dormir, quando não consegue dormir sem, de resto nem ficamos com ela o tempo todo.

Comida: Mês que é vem é que o bicho vai pegar, por enquanto está, ainda, só na experimentação, o que não diminuiu a quantidade de mamadas e nem substituiu refeição nenhuma. Até agora já comeu: banana, mamão, cenoura, abobrinha, pera, beterraba (não curtiu muito), laranja lima e laranja pera (tanto em suco quanto a fruta em si), melancia (tanto em suco, quanto a fruta em si - não curtiu muito não e eu acho que deu um pouco de alergia), ameixa, batata, mandioquinha e chuchu, que eu me lembre. E olha, o menino é bom de garfo viu!



Apetrechos para alimentação: Comprei uma colher da Kuka com ponta revestida de silicone e corpo de metal, ela é bem pequena o que é ótimo pra enfiar na boca do Francisco sem lambança. Uso como prato aqueles pirex de colocar embaixo da xícara de café (oh a cabeça de mãe que esqueceu o nome do negócio! ¬¬). Francisco também tem um copinho de transição da taperware que é bem fofinho e achei que ele  pegou bem. Babador ele não usa pois não derruba a comida da boca (engole tudo a criança!) e compramos também uma cadeirinha daquela dobrável, tipo booster de alimentação sabe? Você acopla em uma cadeira comum e boa, achei super prático.


Sling: Começamos a usar mais agora que ele está maiorzinho e não reclama tanto quando o coloco lá, mas ainda acho o que eu tenho (tinha, vendi os dois) muito quente, por isso comprei um de dryfit (tipo camiseta de goleiro, sabe?) pra ver se melhora, quando chegar eu conto o que achei.

Carrinho: Não usamos muito não viu! Ele é pesado e grande, daí dá muita preguiça de levar para os lugares. Ainda que onde eu vou andar muito com ele no colo, por exemplo, shopping, dá carrinho, aí nem precisa, de resto faço tudo de carro e ele perde a utilidade. Mas, tô querendo um guarda-chuva baratinho pra levar na viagem pra BH que faremos no final do ano, vamos ver se rola.

Fraldas: De pano, sempre! Nem tenho descartável em casa, nem pra uma emergência.  Tenho 18 Bumgenius (que são minha paixão), 3 Dipano, 3 chinesas que comprei pelo Ebay, 1 Fio da terra (que é nacional e ainda não testei) e 6 calças plásticas compradas em lojão de bebês. Ou seja, só se eu ficar uns 3 dias sem lavar é falta fralda né?

Banho: A maioria dos banhos ele toma em uma banheira da Burigotto, daquelas com pé e trocador embutido e olha, foi a melhor coisa que fiz. Meu banheiro não tem espaço, sem contar que eu acho um trabalho danado, dar banho no banheiro e sair com a criança enrolada até o quarto, então damos banho no quarto mesmo e por enquanto está dando certo (mas sei que daqui muito pouco tempo a molhação vai piorar e vou ter de ir para o banheiro). As vezes damos banho no balde e no chuveiro, mas não é sempre não. Antes do banho uso óleo de amêndoas doces e como sabonete uso um para pele extra seca que chama Fine Soap, da Derma fine. Explico: ele usa o óleo e o sabonete pois desde o 3º mês tem uma dermatite na bochecha que não sara, já tentamos várias coisas e acabamos indo em um dermatologista que nos disse que essa dermatite só vai sarar totalmente quando Francisco for adolescente (por favor deus, que demore!), no mais, tem de hidratar muito a pele e ficar o menos possível no banho.

Higiene do bumbum: Para limpar o bumbum uso paninhos que fiz com fraldas tipo cremer e água da torneira (sem nem esquentar), depois de limpo e seco eu passo maisena e só. Quando vejo que está meio vermelhinho (aconteceu quando comecei a dar outro alimentos, acho que ficou mais ácido), passo bepantol só onde está vermelho e boa. 

Pomada contra assaduras: Quando precisa uso bepantol. Queria experimentar aquela da Weleda que falam que é bom mas ainda não me empolguei a comprar.



Saúde e remédios: A saúde do pequeno vai muito bem obrigada! As vezes os gases aparecem que ele ainda sofre um pouco para soltá-los (assunto simpático?), daí damos umas gotinhas de Flagass ou Mylicon e o problema se resolve. No mais a única coisa que ele usa com mais frequência é a pomada para a dermatite. Seu nome é Advantan e ela é composta de aceponatode metilprednisolona. Usamo também um creme hidratante super turbo e caro da porra para deixar a pele do pequeno sempre hidratada, é o Cetaphil.

Roupinhas: Ele anda usando o tamanho de 6 a 9 meses, mas depende muito da marca, tenho de pegar a roupa e ver mesmo. A verdade é que ele não tem muita roupa, tô meio que desistindo de comprar pois ele não usa. Se tá calor Francisco dá escândalo até ficar só de fralda, não importa se estamos no shopping, em festa, nada, só a fralda tá bom pra ele (a mamãe deprime mas fazer o que?) 

Calçados: Ele usa número 17, mas é a mesma coisa das roupas, eu não compro pois é muito caro e ele não usa.

Atividades preferidas: Ixi! Tem um monte viu! Ultimamente tem a-m-a-d-o a Galinha Pintadinha, coloco sempre pelo menos uma vez por dia pra ele assistir e o menino descontrola, bate os pezinhos, grita, um amor de se ver. Adora que eu conte histórias pra ele, presta atenção no livro inteiro. Tudo que vê vai pra boca, seu brinquedos preferidos são um cavalo marinho de plástico e um mordedor de pé que estão sempre com a gente. Fica no chão um bom tempo se entretendo com o ginásinho dele. Adora quando o papai pega o violão pra tocar, fica querendo comer as cordas. Gosta de música, as mais mais daqui são "a canoa virou" e "a galinha pintadinha" , em momentos de crise, senão qualquer uma que cantamos pra ele já o diverte. 



"Sô lindo!"

Nenhum comentário: