quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sim, ele ainda mama!

Francisco tem 1 ano e 9 meses e sim, ele ainda mama.

Sim, ele ainda acorda a noite para mamar.

Sim, ele ainda está em livre demanda.

Sim, amamentar pra mim foi a melhor coisa depois de parir meu filho.

Sim, as vezes eu fico muito de saco cheio de amamentar.

Não, ele não dá sinais de que quer desmamar.

Sim, eu vou esperar essa decisão partir dele (de seus sinais).



Brincadeiras a parte, Francisco ainda mama e eu ainda não dormi uma noite inteira desde que ele nasceu.  verdade é que isso as vezes me irrita, ainda mais agora que ele já está mais velho e o LM é mais aconchego do que nutrição (apesar de'u saber que até os 2 anos ele ainda tem muitas vitaminas e proteções).
Eu amo amamentar e isso foi uma coisa surpreendente pra mim na maternidade. Desde o começo deu muito certo e nosso entrosamento foi total. Mas a verdade é que a amamentação supriu tudo durante todo esse tempo, e quando digo supriu tudo, digo que sempre me deu uma satisfação sem tamanho, mais do que qualquer coisa, de sentir um prazer imenso em amamentar mesmo. O que, lógico, deixou muita coisa de lado.
Ando meio de saco cheio agora, confesso. Mas ainda não sei se estou preparada para dar adeus e essa fase em nossas vidas, e como Francisco ainda não dá sinais de desmame, vou vendo o que fazer e como será nosso futuro.
A rotina de amamentação agora é assim:
- Mama na hora que acorda (umas 6:30h);
- Mama quando chega da escola (umas 14:30h);
- Mama na hora que vai dormir (as 19h);
- Mama uma ou duas vezes de madrugada (nos dias bons, em dias de dente nascendo ou algo do tipo, isso pode aumentar).
Essa rotina foi criada a partir dele, eu não impus nada, tanto que se ele quiser mamar no meio disso e eu perceber que ele precisa (se ele for distraído por algo ou estiver com fome e tope comer outra coisa eu não o coloco mais no peito, coisa que fazia sempre antes) eu não nego.
E assim, vamos vivendo, vislumbrando um desmame sem data, com calma e respeitoso, respirando e esperando.
Li uma frase muito legal sobre a amamentação de acordo com a Antroposofia (doutrina que permeia a pedagogia da escola que Francisco está e que seguimos com ele).

"A mãe inteira vivia no Leite Materno, todo o mundo interno da mãe se voltava para o exterior em doação ao seu filho, e que isso era algo muitíssimo importante, pois como o parto representa uma grande ruptura, o Leite Materno fazia o elo com seu antigo abrigo."

Enquanto Francisco sentir-se seguro e a amamentação for a causa disso, ele continuará a mamar. Acredito que assim, estou criando uma criança, e futuro adulto confiante, porque, ao contrário do que muita gente quer pregar, quanto mais segurança damos ao bebê, mais seguro será o adulto. Por que carinho, aconchego, colo e leitinho da mamãe aqui, nunca vai ser demais nessa casa. =D



Um comentário:

Ivna Pinna disse...

Que lindo!!!

Não sei da onde veio essa bobagem de que amor demais não e' bom. Quando na Verdade, deixar de lado e' que não deve ser nada legal.

Beijos