quinta-feira, 9 de maio de 2013

2 anos - Parte I

E eis que, em menos de uma semana, o Francisco completa 2 anos de vida do lado de cá da barriga. Eu fico lembrando de tudo o que já aconteceu, do quanto ele se desenvolveu e a emoção me vem forte.
Por isso, quero tentar registrar aqui uma pequena retrospectiva de como foram esses dois anos, pra tentar, pelo menos, não perder os detalhes principais dessa fase tão gostosa.
Vou começar com a fala dele, como está se desenvolvendo.

Francisco já fala tudo e além de falar, ele reconhece tudo, explico.
Francisco disse sua primeira palavra com uns 10 meses e foi a palavra BOLA. Sim, ele disse bola, assim, certinho, para o objeto em si, antes de falar mamãe. #chatiada
Depois disso desandou a falar, mas eram aqueles papapapa, mamamama etc.
Com 1 ano começou a falar algumas palavras certinho, ele sempre teve uma dicção boa e salvo algumas coisas, ele se comunica claramente com qualquer pessoa. Além disso, ele começou a relacionar as palavras com os objetos/pessoas, já reconhecia e nomeava alguns animais, frutas e a família.
Com 1 ano e 1 mês ele aprendeu as vogais e os números, sabia todas as vogais e os números de 1 a 10, os reconhecia e nomeava.
Depois disso se desenvolveu em uma rapidez assombrosa!
Hoje ele reconhece e nomeia os números de 0 a 10 (as vezes escapa um 11), todas as vogais e agora aprendeu algumas consoantes. Ele reconhece o F (de Francisco), o J (de Jonas, o pai), o S (de Samila, a tia), o V (vovó), o B (Bia, bola, borboleta), Z (zebra), X, e o D (de cachorro, porque aí confunde com dog, em inglês).
Ele também reconhece e nomeia várias cores, entre elas: preto, marrom, branco, rosa, vermelho, azul, amarelo, verde, roxo...
Conhece praticamente todas as frutas e legumes e sabe pedir o que deseja.
Fala o nome de todo mundo, além dos nomes dos animais de estimação.
Já fala frases inteiras e sabe se comunicar e pedir o que deseja ou contar o que aconteceu.
Já canta músicas inteiras (com algum esquecimento no meio, mas é normal).
E passa o dia lendo livrinhos ou as placas nas ruas, reconhecendo letras e números, um amor! =D

Cara de arteiro, eu?

Nenhum comentário: